TransPortugal

trans

O entusiasmo é palpável agora que a linha de partida está apenas a um dia de distância. É já Sábado – amanhã! – que arranca a 11ª TransPortugal Garmin Race, uma prova de aventura em 9 etapas, com características únicas. Como o nome indica, a TransPortugal atravessa o pais de norte a sul explorando trilhos e percursos não asfaltados, como estradas florestais, terrenos e níveis de dificuldade diversos que apresentaram a cada etapa um leque sempre renovado de desafios.

Outra coisa que influenciará essa variação de níveis é o clima. Após um Inverno chuvoso as previsões indicam que os primeiros dias de prova serão secos com temperaturas amenas, com tendência a aumentar à medida que a comitiva de atletas e organização se dirige para sul.

Nos últimos dias atletas vindos de todas as partes do mundo foram chegando a seu tempo a Lisboa. Grande parte prefere guardar dias depois da prova para explorar a carismática capital portuguesa, visto que estes dias de antecipação até Sábado tendem a pedir concentração e energia. Certamente os quase oitenta atletas estão empolgados mas também ocupados com tudo o que implica uma aventura deste tipo. Ontem foi dedicado à viagem Lisboa-Bragança em conjunto, e desta forma o grupo tem a oportunidade de se reconhecer pela primeira vez, e os atletas estrangeiros podem ter a primeira percepção das distâncias que cumpre o pais, já que foram cerca de 7h de viagem até ao Norte. Não obstante, a prova desafiará os atletas a percorrer mais do que o dobro da distância que viajaram ontem de autocarro – serão 1150 km distribuídos ao longo de 9 dias.

Os atletas começam logo a estabelecer elos entre si, e a partilhar histórias de aventuras de duas rodas por todo o mundo: se o inglês não fosse imperar uma vez mais como a mais eficiente língua-franca poderíamos ouvi-los conversar em tantos idiomas quantos os múltiplos países representados – norueguês, holandês, espanhol, italiano, polaco, alemão, francês, malaio, dinamarquês – já não contando que dizer inglês é redutor, visto que o inglês falado na Transportugal Garmin Race chega-nos desde cantos tão distantes do mundo como o Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia, EUA ou da África do Sul. O caso da África do Sul é especial, visto que o inglês, sendo o idioma oficial e comercial, é apenas o quinto idioma mais falado em casa – o que significa que não é totalmente improvável que venhamos a aprender os nomes dos componentes de uma bicicleta em zulu, tswana ou xhosa…veremos!

Depois do rebuliço dos aeroportos e da longa viagem a Norte é compreensível que os atletas tenham desfrutado um merecido descanso no primeiro dos muitos hotéis que acolherão a comitiva, escolhidos pela sua excelência e hospitalidade. As primeiras duas noites são passadas no Turismo São Lázaro, em Bragança. A partir daí cada noite conhecerá um hotel diferente na nossa progressão a Sul, iniciado já amanhã com a chegada a Freixo, terminada a primeira etapa, segundo alguns a mais difícil, 142 km com 3842 de acumulado.

Hoje, Sexta-feira, o dia será dedicado a ultimar toda a logística e tomar conta de todos os pormenores técnicos e anímicos que garantem que a partir de amanhã começa uma grande aventura pessoal para cada um dos atletas. O programa do dia é variado, passando por vários briefings em que os atletas se familiarizam com regras e características do terreno, com o sistema de navegação por GPS, desembalam e preparam as bicicletas, tudo isto em bom espírito de camaradagem entre eles e com o apoio constante da equipa que organiza. Afinal, no destino de cada etapa, estes atletas irão a cada dia reencontrar-se e partilhar histórias intensas de adversidade e superação – é garantido que grandes amizades se podem formar com estas condições. De tarde dá-se o primeiro giro para garantir que está tudo de acordo com as bicicletas e na relação com o percurso. Tudo o que possa ser feito para garantir que amanhã começa em grande!

A partir de hoje a newsletter terá periodicidade diária, e desta forma para além de acompanhar via facebook em tempo real as actualizações da prova e tudo o que gira em seu redor, pode ao final de cada dia percorrer uma descrição mais detalhada daquilo que faz cada etapa única e especial, o ranking actualizado da liderança da prova, e todas as histórias inimagináveis que certamente aparecerão no caminho até Sagres.

Graças à tecnologia de localização que está em uso na prova pode seguir a prova em directo e saber a posição de cada participante em tempo real. Para tal bastará visitar:http://live.flymaster.net/comps/transportugal/