Trans-Portugal 14

transportugal 14
LUÍS CORDEIRO NO 3º
A terceira etapa da Transportugal Race 2014 ligou a Guarda, a cidade mais alta do país, a Unhais da Serra numa distância de 108 quilómetros com 3069 m+. E o grande vencedor voltou a ser o português José Silva. O ciclista português não tem dado hipóteses à concorrência! Hoje, chegou com mais de 30 minutos sobre a segunda classificada, a norueguesa Kate Aardal, que também parece não querer largar o segundo lugar do pódio conseguido em todas as etapas até ao momento.Contudo, o maior feito de hoje foi mesmo do ciclista Luís Cordeiro, pois finalmente conseguiu chegar ao terceiro lugar do pódio numa etapa da Transportugal Race 2014. Um objectivo que tem vindo a perseguir desde Bragança mas que lhe tinha vindo a fugir.Quem continua forte no topo é o neozelandês Malcolm Bruton. Terminou em quarto lugar, após mais uma etapa onde mostrou estar numa forma física invejável que lhe pode permitir lutar pelo pódio final se mantiver este ritmo. Entre os cinco primeiros, surgiu um ‘intruso’ nesta terceira etapa. Trata-se do holandês Daniel Hoedemaekers, cujas qualidades de trepador lhe permitiram bater toda a concorrência na luta pelo quinto posto. O belga Peter Roelands, por outro lado, não teve uma etapa feliz, mas ainda conseguiu chegar no top 15.
ETAPA DE TREPADORESA terceira etapa é das que tem maior altimetria e, por isso, tem alguns dos pontos míticos da prova. Um destes é o cume da Santinha, o ponto mais alto da Transportugal Race. Na edição deste ano, o tempo até ajudou os atletas a chegarem a este ponto uma vez que o tempo se manteve ameno e seco, mas por outro lado, o vento forte que se fez sentir durante a etapa dificultou-lhes a vida na hora de abordarem o resto do caminho até Piornos, passando pelo vale glaciar do Zêzere, em direcção à descida até Unhais da Serra.Esta terceira etapa foi ideal para os trepadores e para todos os que suportam melhor as subidas, o que não acontece com todo o pelotão, tendo sido feita uma selecção natural, com alguns dos atletas a terem mesmo de desistir da etapa devido ao esforço excessivo. Ainda assim, esta etapa foi menos madrasta este ano do que no ano passado, o que só revela que os atletas estão cada vez mais conscientes das dificuldades que vão encontrar. 

ADEUS UNHAIS, OLÁ MONFORTINHO

Na paisagem granítica da Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental, os atletas, mesmo em esforço, conseguiram apreciar as fantásticas vistas panorâmicas, além das fauna e flora locais que reservam sempre algumas surpresas. Os pastos verdejantes, o magnífico céu azul e a montanha ainda com resquícios de neve no topo oferecem a todos um fantástico postal ilustrado digno de guardar na memória.

A quarta etapa vai ligar Unhais da Serra a Monfortinho num percurso de 108 quilómetros, com subida acumulada de 1739m+. Na Transportugal Race não existem propriamente etapas fáceis, no entanto a etapa de amanhã será com certeza, menos exigente em termos físicos, ainda assim com descidas muito rápidas e subidas longas, o que vai permitir algum descanso ao pelotão depois do esforço para chegar a Unhais da Serra. O caminho para chegar a Monfortinho é, no entanto, um dos mais bonitos da prova, com passagem na pitoresca aldeia de Monsanto.

Durante a Transportugal Race 2014 esta newsletter tem periodicidade diária, sendo que, durante os dias da prova, todas as informações, curiosidades, histórias e fotografias serão publicadas na nossa página do Facebook. Além disso, a competição poderá ser acompanhada em tempo real através da página de tracking que pode ser consultada aqui.

Vamos mantendo todos informados sobre esta aventura.

As galerias de fotos do Pedro Cardoso e do Agnelo Quelhas são também uma forma de viver um pouco a história de cada uma das etapas, assim como o vídeo das mesmas.

A classificação geral pode ser consultada aqui.

A classificação da etapa do dia pode ser consultada aqui

Pés no pedal, força na mente e olhos no GPS!

A equipa da Transportugal Race 2014