Trans-Portugal 14

transportugal 14
À SÉTIMA FOI DE VEZ
E ao final de 7 etapas, Kate Aardal conseguiu destronar José Silva do primeiro lugar num pódio. A ciclista norueguesa encontrou nos rolantes 102 quilómetros entre Évora e Albernoa a tirada perfeita para finalmente conseguir o tão almejado primeiro lugar. A acompanhá-la, voltou a estar o belga Erik Defillet que chegou ao mesmo tempo que a ciclista nórdica, sendo que hoje não sentiu os problemas de navegação do dia anterior.

Mas esta não foi a única luta interessante de mais uma etapa em estreia na Transportugal Race 2014. Luís Cordeiro, Malcolm Bruton e Peter Roelands andam numa saudável picardia pelo terceiro posto, dando o máximo em cada etapa. Durante o percurso é curioso verificar as estratégias de apoio e alianças pontuais que se fazem para conseguir alcançar os objectivos.

A etapa foi rolante, percorrida pelos atletas a um ritmo muito intenso, com todos os que estão habituados a este perfil de percurso a levarem vantagem sobre os mais leves e os trepadores. No final, uma frase do veterano Robert Faulkner resumiu bem a etapa com algum humor: «Não houve subidas, mas isso só quis dizer que também não houve descidas!» E que jeito tinha dado descer a quem precisava de descansar um pouco.

PAISAGENS ESPECTACULARES

Mas este registo mais competitivo não é o único existente no pelotão, há concorrentes que estão numa luta particular com eles mesmos. Querem vencer-se a cada quilómetro. Olham para as subidas, para os terrenos difíceis, para as descidas, sentem o vento, o calor, a sede e a fome! Tudo encarado com aquele objectivo de conquista, de superação. E a cada obstáculo vencido, acabam por sentir por estes, um certo carinho que só os desafios merecem. Estes ciclistas fazem parte da paisagem, estão com ela, pedalam a seu lado numa simbiose perfeita.

É o exemplo do sul-africano Lawrence Stuart-Hill, cujo prazer, além de pedalar a um ritmo muito bom é «apreciar a espectacular paisagem de Portugal!» E no caminho entre Évora e Albernoa ainda revelou: «A minha mulher tem seguido a competição online e tem adorado todos os vídeos sobre o vosso país.»

Há ainda os ciclistas que procuram mais desafios. É o caso de Dirk-Jan Funken. «Só conhecia Lisboa e nem desconfiava que podíamos pedalar em paisagens tão fantásticas em Portugal. Adorei a etapa entre Guarda e Unhais da Serra. Foram 108 quilómetros de uma dureza brutal, que não encontro na Holanda, onde é tudo plano. Os percursos da Transportugal Race são brutais. Estava em dúvida entre esta e outras competições e ainda bem que escolhi vir a esta! Tenho sofrido muito, porque estou mais habituado a rolar, mas quando tiver o Livro de Fotografias da edição da Transportugal 2014 e estiver a vê-lo com os meus amigos já não me vou lembrar do que sofri em cada uma das etapas. Vai ser só bonito mostrar-lhes onde estive!»

LOGÍSTICA

Para que toda esta estrutura funcione há funções, pouco vistas, mas que são essenciais para o bom funcionamento de casa etapa. A primeira que hoje aqui realçamos é a do serviço de bagagens. Os atletas simplesmente não têm que se preocupar com nada dessa logística, tendo sempre as suas malas nos quartos a tempo e horas. O André e o Pedro Ribeiro não deixam que nada lhes falte.

Agora que a competição se aproxima do final, há que realçar a boa condição física do pelotão que, salvo alguns casos de desidratação, pouco trabalho tem dado ao médico Nuno Santos.

A oitava etapa volta a trazer as subidas duras à competição. Vai ligar Albernoa e Monchique numa distância de 138 quilómetros com uma subida acumulada de 3086 m+, sendo semelhante à terceira etapa entre a Guarda e Unhais da Serra embora tenha mais quilómetros. É a última cartada para os trepadores tentarem alcançar algo mais na classificação e chegarem aos lugares por si almejados. Vai ser muito interessante de acompanhar os duelos entre Luís Cordeiro e Malcolm Bruton, perceber se José Silva vai voltar a ganhar numa etapa mais adequada às suas características de trepador. Mas também vai ser mais uma oportunidade para todos os ciclistas desfrutarem de mais uma paisagem deslumbrante, de a conquistar e passarem a fazer parte dela!

 

Durante a Transportugal Race 2014 esta newsletter tem periodicidade diária, sendo que, durante os dias da prova, todas as informações, curiosidades, histórias e fotografias serão publicadas na nossa página do Facebook. Além disso, a competição poderá ser acompanhada em tempo real através da página de tracking que pode ser consultada aqui.

Vamos mantendo todos informados sobre esta aventura.

As galerias de fotos do Pedro Cardoso e do Agnelo Quelhas são também uma forma de viver um pouco a história de cada uma das etapas.

O vídeo da etapa pode ser visto aqui

A classificação geral pode ser consultada aqui.

A classificação da etapa do dia pode ser consultada aqui

Pés no pedal, força na mente e olhos no GPS!

A equipa da Transportugal Race 2014