Trans-Portugal 14

transportugal 14
OUTRO RECORDE
O calor e o vento marcaram indelevelmente a quinta etapa da Transportugal Race 2014, que ligou as Termas de Monfortinho a Castelo de Vide cobrindo uma distância de 144 quilómetros com 2186 m+ de subida acumulada. Na estreia de terras alentejanas na competição, os atletas voltaram a dar prova de grande frescura e de muita vontade de ultrapassar os seus limites. Mesmo com a atenuante de o vento ter soprado pelas costas durante uma grande parte da etapa, a verdade é que o anterior recorde foi ontem batido.O ciclista português José Silva, que andou no seu máximo, tirou 8m44s ao anterior tempo mínimo deste percurso. Mas não foi o único a conseguir fazê-lo. A norueguesa Kate Aardal e o belga Erik Defillet, respectivamente segundo e terceiro classificados, também cruzaram a linha de meta com menos tempo que o anterior recorde, o que só mostra os andamentos elevados que estes atletas têm imprimido em cada uma das etapas.

A imagem do dia é mesmo do atleta José Silva que andou mais de metade da etapa na perseguição de Kate Aardal e Erik Deffilet, depois ter andado na companhia de Luís Cordeiro e de Malcolm Bruton durante cerca de 70 quilómetros. Foi um esforço hercúleo do atleta português que não passou em primeiro em nenhum dos postos de controlo, só tendo apanhado o duo que liderou praticamente toda a corrida na calçada que sobe em direcção a Castelo de Vide. No final, completamente exaurido, não escondeu que deu “o que tinha e o que não tinha” para apanhar Kate Aardal e Erik Defillet.

DO GRANITO PARA A PLANÍCIEFoi uma etapa marcada por algum jogo estratégico, com a conjugação de esforços entre a norueguesa e o belga para tentarem destronar José Silva de mais um pódio máximo. E quase ia surtindo efeito! Foi uma chegada quase dramática, sendo que no final o respeito entre os atletas imperou com o reconhecimento mútuo de qualidade!

Durante esta quinta etapa, a segunda mais longa da Transportugal Race 2014, os ciclistas deixaram a paisagem de granito da Beira Baixa e entraram na planície alentejana, passando pelo rio Tejo, uma espécie de fronteira que corta Portugal a meio. E é este mesmo rio que proporciona umas das mais fantásticas paisagens naturais do nosso país. Quando passa em Vila Velha de Ródão, separa literalmente uma montanha para persistir no seu caminho até desaguar em Lisboa, nas águas do Atlântico. As Portas de Ródão, assim é conhecido este monumento natural, são dos pontos mais altos em termos de marcos paisagísticos da prova, não deixando ninguém indiferente quando por ali passa!

 

ARISTIDES DE SOUSA MENDES

A Transportugal Race 2014 não só atravessa o país como o mundo e num destes acasos da vida conta este ano com um participante muito especial. Gerald Mendes, um insuspeito canadiano que começou por chamar a atenção devido ao seu apelido ser português, mas que ganhou outra dimensão quando se ficou a saber que era também neto de Aristides de Souza Mendes, o cônsul português em Paris que durante a II Guerra Mundial salvou da morte certa centenas de judeus ao conceder-lhes vistos à revelia da ditadura de Salazar. Gerald é um homem modesto e não quer louros por ser neto de quem é, mas a equipa da Transportugal Race não pode deixar de assinalar e agradecer a atitude nobre e humanitária de Aristides de Sousa Mendes.

Ainda num tom positivo, Marco Chagas, três vezes vencedor da Volta a Portugal e que participou na edição 2013 da Transportugal Race, aproveitou para visitar a comitiva e estar um pouco à conversa com os atletas e com todos os amigos que fez, deixando uma promessa na primeira pessoa: «Tenho que fazer a Trans outra vez. Isto é único!»

 

A sexta etapa vai ligar Castelo de Vide a Évora numa distância de 167 quilómetros com 1554 m+ de subida acumulada. Este percurso vai ser percorrido acompanhado por temperaturas quentes, acima dos 30 graus, com vento fraco. É a primeira etapa totalmente alentejana, com mais trilhos rolantes, mas com subidas acentuadas na primeira parte do percurso.

 

Durante a Transportugal Race 2014 esta newsletter tem periodicidade diária, sendo que, durante os dias da prova, todas as informações, curiosidades, histórias e fotografias serão publicadas na nossa página do Facebook. Além disso, a competição poderá ser acompanhada em tempo real através da página de tracking que pode ser consultada aqui.

Vamos mantendo todos informados sobre esta aventura.

As galerias de fotos do Pedro Cardoso e do Agnelo Quelhas são também uma forma de viver um pouco a história de cada uma das etapas, assim como o vídeo das mesmas.

A classificação geral pode ser consultada aqui.

A classificação da etapa do dia pode ser consultada aqui

Pés no pedal, força na mente e olhos no GPS!

A equipa da Transportugal Race 2014