Trans-Portugal 14

transportugal 14
D’ARTAGNAN E OS 3 MOSQUETEIROS
A comitiva da Transportugal Race saiu de Unhais da Serra e foi ainda com as boas memórias proporcionadas pelo luxuoso H2OTEL que se encaminhou em direcção de Monfortinho. À chegada a esta localidade termal, José Silva voltou a mostrar que não vai facilitar até ao fim da competição. Mesmo num percurso que permitia alguma recuperação em relação à dura etapa anterior, o ciclista português tentou ganhar mais alguns minutos que se podem vir a revelar preciosos mais à frente, caso aconteça algum percalço.O momento do dia, a imagem de marca, foi, no entanto, a chegada em trio de Kate Aardal, Malcolm Bruton e Luís Cordeiro. Os três mosqueteiros, logo assim apelidados pelo D’Artagnan José Silva, assim que cortaram a meta, entraram nas termas de Monfortinho em trio e foi nesta formação que cruzaram a linha final com um sorriso na cara que depois se estendeu a abraços sentidos assim que desmontaram as suas bicicletas. Foi um momento de espontaneidade e cumplicidade que só faz sentido para quem consegue cumprir etapas tão duras como as da Transportugal Race. Até ao momento, foi a chegada mais emotiva da competição. Quando o pelotão se juntou em tempo de repouso e alimentação, todos os atletas trocaram impressões sobre a etapa e a opinião foi unânime: a calçada de Monsanto era um objectivo que todos queriam alcançar.
JOSÉ SILVA EM GESTÃOA quarta etapa da Transportugal Race 2014 ligou Unhais da Serra às Termas de Monfortinho, cobrindo uma distância de 107 quilómetros com 1739m+ de subida acumulada. O percurso foi cumprido debaixo de um calor mais intenso do que se tem vindo a sentir até aqui, pelo que muitos dos atletas tiveram que sair bem protegidos contra o sol. O andamento foi rápido, o que mostra que estão em boas condições físicas e formam um pelotão muito competitivo. Ainda assim, o vento foi um adversário digno de nota, impedindo mesmo que alguns dos atletas mais leves pudessem estar no nível que lhes é habitual.

Kate Aardal liderou a etapa durante alguns quilómetros, como vem sendo hábito, sendo depois apanhada por José Silva, que voltou a andar a um ritmo impressionante, se bem que em gestão. No último posto de controlo antes da meta, já seguia na liderança, seguido por Kate Aardal e Luís Cordeiro. No entanto, o italiano Raffaele Verzella e o belga Eric Deffilet, mostraram estar também em boa forma durante esta etapa. No final, José Silva venceu esta tirada, sendo que o segundo lugar foi atribuído ex-aequo a Kate Aardal, Luís Cordeiro e Malcolm Bruton. A quinta posição voltou a ser alcançada pelo holandês Daniel Hoedemaekers, que tem vindo em crescendo de forma.

 

A ALDEIA DE MONSANTO

O ponto mais emblemático deste percurso é a bonita povoação de Monsanto, conhecida como a aldeia mais portuguesa de Portugal, que recebe sempre bem os ciclistas da prova quando estes por ali passam. Os habitantes aproveitam para meter conversa com os forasteiros e satisfazer as suas curiosidades em relação à Transportugal Race. Houve ainda quem parasse para tirar fotografias e levar consigo algo mais do que a memória de um local fantástico, quase parado no tempo com toda a autenticidade de tempos idos.

A quinta etapa da Transportugal Race 2014 vai ligar Monfortinho a Castelo de Vide, marcando a passagem da prova da zona das Beiras para o Alto Alentejo. Esta mudança de região vai notar-se no tipo de paisagem que se encontra, com menos granito, mais planície e mais calor. Aliás, a previsão para os próximos dias aponta para a subida das temperaturas nesta zona de Portugal. A distância a percorrer entre as Termas de Monfortinho e Castelo de Vide será de 144 quilómetros, com um acumulado de subida de 2186m+.

Durante a Transportugal Race 2014 esta newsletter tem periodicidade diária, sendo que, durante os dias da prova, todas as informações, curiosidades, histórias e fotografias serão publicadas na nossa página do Facebook. Além disso, a competição poderá ser acompanhada em tempo real através da página de tracking que pode ser consultada aqui.

Vamos mantendo todos informados sobre esta aventura.

As galerias de fotos do Pedro Cardoso e do Agnelo Quelhas são também uma forma de viver um pouco a história de cada uma das etapas, assim como o vídeo das mesmas.

A classificação geral pode ser consultada aqui.

A classificação da etapa do dia pode ser consultada aqui

Pés no pedal, força na mente e olhos no GPS!

A equipa da Transportugal Race 2014