Tour:Wiggins reforça liderança na etapa rainha dos Alpes; Rui Costa perde 14 minutos

Bradley Wiggins of Britain

O francês Pierre Rolland (Europcar) venceu a etapa rainha dos Alpes, a 11.ª da Volta a França. A tirada teve quatro contagens de montanha. Duas foram de categoria especial, uma de segunda e a chegada correspondeu a uma contagem de primeira categoria.
Rolland fez parte de um numeroso grupo que protagonizou a fuga do dia e, apesar de uma queda na descida da penúltima montanha, sobrepôs-se aos companheiros de fuga e ganhou a etapa à frente do grupo do camisola amarela. O líder da prova Bradley Wiggins (Sky) chegou a 55 segundos de Rolland, juntamente com o companheiro de equipa Chris Froome e Vincenzo Nibali (Liquigas). Cadel Evans (BMC), que atacou na segunda montanha do dia, pagou a fatura na última subida e hipotecou a possibilidade de revalidar o título, chegando a mais de um minuto de Wiggins.
Quanto ao português Rui Costa (Movistar), 11.º da geral à partida para a etapa, teve um dia mau. Chegou a 14 minutos de Pierre Rolland e caiu para o 19.º lugar da geral, a cerca de 19 minutos de Wiggins.
Nos primeiros lugares da geral houve alterações. Wiggins tem agora 2.05 minutos de vantagem para o companheiro de equipa Chris Froome e 2.23 para Nibali. Evans caiu do segundo para o quarto lugar e já está a 3.19 minutos de Wiggins.