S. Jacinto recebe Campeonato Nacional de Triatlo Longo

triatlo

É já no próximo domingo que se vão conhecer os Campeões Nacionais de Triatlo Longo 2012.

A prova, cuja organização está a cargo da Câmara Municipal de Aveiro e da Federação de Triatlo de Portugal, será disputada em S. Jacinto, em plena Reserva Natural, e será uma das mais participadas de sempre.

Vanessa Pereira (Charity Multisport) e Rafael Gomes (Sporting Clube de Portugal) são os Campeões Nacionais em título, mas apenas o nome deste último surge na lista de inscritos. A tarefa promete ser dura já que a prova apresenta um recorde de participações e um dos lotes de participantes mais competitivos de sempre.
ftp_aveiro_mai_12.jpg

O numeroso pelotão e a sua qualidade são a principal nota de destaque na 3ª edição do Triatlo Longo de Aveiro. Ao longo da suas anteriores edições a prova tem vindo a construir um prestigio que resulta na presença da 65 atletas vindos de Espanha, 180 portugueses e ainda perto de 15 equipas que vão competir no formato de estafetas. Tudo isto numa prova composta por 1900 metros de natação, 90Km de ciclismo e 21km de corrida.

O programa do evento arranca pelas 16:00 de sábado (26 de Maio) com a disputa da 5ª etapa do Campeonato Nacional Jovem, uma competição em que o Núcleo Sportinguista da Golegã é líder ao cabo das 4 etapas já realizadas. Nesta prova vão estar presentes mais de 270 atletas dos escalões de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis.

No dia seguinte (domingo, dia 27 de Maio) pelas 08:00 será dado o tiro de partida para a prova que vai definir os Campeões Nacionais de Triatlo Longo 2012. Para além de muitos dos melhores especialistas nacionais nas provas de longa distância a prova atrai diversos atletas espanhóis que poderão ter a capacidade de se intrometer na luta pelas primeiras posições.

No lado feminino, sem Vanessa Pereira em competição o título nacional está completamente em aberto. Entre as principais candidatas ao triunfo incluem-se Cecília Shinn (Garmin Olímpico de Oeiras), Susana Simões (Porto Runners) e Carla Mendes (Associação Académica de S. Mamede).

No sector masculino, a luta pela vitória promete ser emocionante. Rafael Gomes tem a experiencia do seu lado mas terá certamente que se empenhar para bater os “novos” especialistas das provas de longa distância José Estrangeiro (AAC) e Vasco Pessoa (CD “Águias” de Alpiarça). Outros dos grandes motivos de interesse é a presença do triatleta olímpico Duarte Marques (CD “Águias” de Alpiarça) que faz a sua estreia em provas de longa distância. Depois de no passado domingo ter assumido em Montemor-o-Velho a liderança do Campeonato Nacional na Distância Olímpica, Duarte Marque procura agora também o título nacional de Triatlo Longo.

Ao lote dos candidatos aos lugares da frente juntam-se os nomes de Pedro Gomes (Garmin Olímpico de Oeiras), Sérgio Dias e Diogo Rosa (ambos do Núcleo Sportinguista da Golegã).