75ª Volta a Portugal Liberty Seguros

75 volta

Rejuvenescida a cada ano que passa e orgulhosa da sua história, a Volta a Portugal em Bicicleta chega às 75 edições como um dos maiores símbolos de identidade nacional. A simbólica e marcante efeméride aumenta expectativas e anseios sobre o que se vai desenrolar entre 7 e 18 de agosto quando, 86 anos depois de nascer, surgir a 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

No curso da história nem sempre a paixão por este desporto foi argumento suficiente para impedir interregnos que os livros recordam. Já tanto se alterou desde 1927, mas do amadorismo de outros tempos ainda se mantém o colorido das camisolas, a vibrante sensação da vitória e a paixão devota de todos quantos, indiferentes ao sol e ao calor de agosto saltam para a beira da estrada, ou colados na frente do televisor, seguem as intrépidas pedaladas dos “bravos cavaleiros do asfalto”.

Depois de três anos consecutivos a receber o final da competição, Lisboa vai assistir desta vez à Grande Partida no coração da cidade enquanto Viseu, em plenas Festas de S. Mateus, irá brindar aos vencedores. Entre o prólogo e a etapa de consagração têm a palavra os homens que a história vai recordar um dia.

EQUIPAS

Vão participar na 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros cerca de 160 corredores distribuídos por 17 equipas, onde se contam 11 nacionalidades, se tivermos apenas em conta a origem de cada formação.

Seis equipas são as continentais portuguesas, a vencedora do ano passado Efapel/Glassdrive, e ainda a Rádio Popular/Onda, LA Alumínios/Antarte, Louletano/Dunas Douradas, OFM/Quinta da Lixa e a equipa mais antiga do mundo, o Clube de Ciclismo de Tavira que surge nesta Volta com a nova designação Banco BIC/Carmim.

Da Europa chegam oito formações, haverá uma equipa sul africana, um conjunto dos Estados Unidos da América e da Ásia chega a conceituada Astana que vai trazer a Portugal a equipa Continental que tem os aspirantes à grande competição.

Ao todo 11 equipas estrangeiras, do escalão Continental Profissional: Caja Rural – Seguros RGA (Espanha), MTN – Qhubeka (África do Sul), Bretagne – Seche Environnment (França), IAM Cycling (Suíça), Rusvelo (Rússia), Unitedhealthcare Pro Cycling Team (EUA), Sojasun (França) e as formações Continentais: Continental Team Astana (Cazaquistão), Leopard – Trek Continental Team (Luxemburgo), Ceramica Flaminia – Fondriest (Itália) e Cyclingteam de Rijke – Shanks (Holanda).

São cerca de 160 homens que têm como missão suceder a David Blanco, o galego que venceu o ano passado e tem uma mão cheia de vitórias na Volta a Portugal. Blanco tornou-se o recordista, no ano passado, quando foi coroado na cerimónia do Marquês de Pombal. A dúvida deste ano é: quem sucede ao Rei Blanco?

À Volta da Volta

Além de um gabinete de imprensa dotado dos melhores meios técnicos para responder às solicitações dos profissionais da comunicação, a PODIU[1] garante um serviço integral de comunicação para facilitar a tarefa de informar. A actualização diária das redes sociais e sobretudo do site da 75ª da Volta a Portugal Liberty Seguros (www.volta-portugal.com), com uma componente vídeo, o envio por correio electrónico da síntese dos principais acontecimentos e resultados de cada etapa, as fotografias dos melhores momentos e as declarações áudio dos protagonistas são serviços disponíveis para todos os jornalistas.

A 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros tem como patrocinador principal a empresa Liberty Seguros, o patrocínio oficial do Banco BIC, RTP, Edp, KIA, Delta Cafés e Raposeira.
Os Fornecedores Oficiais são a Fundação INATEL, Optivisão, Glassdrive, Prosegur, Ach.Brito, Shimano, Cision, Dietsport, Trojka, Adway, PACTO, Pastelaria Chafariz, Casinha do Pão, Estanhos D.António, Gravity, Nano, WCM, Instituto Geográfico do Exército, Rock Tape, Pousadas de Portugal e os Parceiros de Media Jornal de Notícias, O Jogo, Rádio Renascença, Ciclismo a Fundo e JCDecaux.

A 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros tem o apoio das câmaras municipais de Lisboa, Bombarral, Aveiro, Oliveira de Azeméis, Viana do Castelo, Trofa, Fafe, Arouca, Mondim de Basto, Lousada, Oliveira do Bairro, Sertã, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Gouveia, Oliveira do Hospital, Seia, Sabugal, Guarda e Viseu. E ainda o apoio dos municípios de Águeda, Caldas da Rainha, Covilhã, Figueira da Foz, Oleiros, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Gaia e Vila Real.