74 Volta a Portugal

74 volta a portugal

As grandes decisões da 74.ª Volta a Portugal, que se realiza entre 15 e 26 de agosto, ficam reservadas para o último terço da prova, com muita Serra da Estrela e um contrarrelógio decisivo, anunciou esta segunda-feira a organização da prova.

No ano em que se comemoram 85 anos de Volta, a edição de 2012 vai ter duas etapas de montanha seguidas, a sétima, que liga Gouveia ao Sabugal (185,3 km), que se estreia na prova com dois prémios de montanha (dois de terceira categoria), e a oitava, entre a Guarda e a Torre, em Seia (154,9 km), com dois prémios de primeira e segunda categorias.

A prova terá o seu prólogo a 15 de agosto, em Castelo Branco, com um contrarrelógio individual de dois quilómetros de circuito urbano, partindo para a segunda etapa, “uma das mais exigentes” de acordo com o diretor da prova, Joaquim Gomes, que liga Monfortinho a Oliveira do Hospital, em 200,8 quilómetros.

Um dos percursos mais míticos da prova surge ao quinto dia, na quarta etapa, com a subida à Senhora da Graça, depois da ligação entre Viana de Castelo a Mondim de Basto, num total de 151,9 km, com três prémios de montanha, o último dos quais de primeira categoria, na chegada.