Trans-Portugal 14

transportugal 14
JOSÉ SILVA OUTRA VEZ
Dentro do que estava previsto, a etapa 6 da Transportugal Race 2014 decorreu debaixo de um calor intenso acompanhado por algum vento, que apesar de fraco foi incomodativo. O percurso de ligação entre Castelo de Vide e Évora fez-se pela primeira vez na competição, e o seu vencedor debutante foi o português José Silva, que demorou 5h48m23s a cobrir a distância. No segundo posto, o rolador belga Peter Roelands teve a sua melhor prestação até à data na competição, tendo demorado 5h50m40s. A fechar este pódio, a norueguesa Kate Aardal alcançou a posição de bronze com um tempo 5h59m04s.

Após 167 quilómetros a pedalar debaixo de temperaturas elevadas, os atletas chegaram à linha de meta exaustos, famintos e sedentos. Estas sensações, no entanto, foram todas esquecidas quando se aperceberam do magnífico alojamento onde iam ficar instalados. O Ecorkhotel Évora, Suites & SPA deslumbrou todos, desde o staff aos atletas, passando pelos acompanhantes. As comodidades são excelentes, com piscina panorâmica e muitos espaços de lounge interiores e exteriores. Para não mencionar, já o fazendo, a qualidade das suites!

Voltando à etapa, o percurso foi mais propício a todos os que gostam de rolar, sendo caracterizado pelos longos percursos por estradas em recta a perder de vista que acompanham a suavidade das colinas alentejanas. A tendência, contudo, manteve-se no topo, com José Silva a lançar-se numa longa perseguição para apanhar o duo composto pela norueguesa Kate Aardal e o belga Peter Roelands, alcançando a sexta vitória consecutiva. Além do vencedor, os holofotes desta etapa voltam-se para Peter Roelands, que alcançou a segunda posição à custa de muito esforço, o que ficou bem patente no momento da chegada. Estava simplesmente exaurido!

TÁCTICAS DE ESTRADA

Durante o percurso, por ser muito plano, com excepção da primeira parte composta por duas subidas mais duras na calçada medieval, os atletas adoptaram uma atitude um pouco diferente do que vem sendo habitual. Ou seja, andaram mais vezes em grupo para formar pequenos pelotões e ser assim mais fácil vencer as longas planícies, numa estratégia tipicamente utilizada no ciclismo de estrada. Na realidade, a etapa, na sua estreia, acabou por ser rápida, apesar da sua longa extensão.

Os atletas, após 6 etapas, estão naturalmente cansados, mas a proximidade da meta final, em Sagres, vai motivando-os cada vez mais. Além disso, outro factor que os tem ajudado a superar todas as vicissitudes da competição é a equipa de apoio que têm à sua espera e que os acompanha durante os percursos nos postos de controlo. O staff da Transportugal Race, mais uma vez, tem sido inexcedível no apoio prestado aos atletas. Desde o transporte de bagagens, passando pela montagem das estruturas até ao catering, tem sido uma equipa reconhecida pelos concorrentes.

Uma atenção muito especial aos serviços ‘premium’ fornecidos aos atletas: as massagens no final de cada etapa e o serviço de mecânica que deixa as bicicletas no seu melhor para enfrentarem cada etapa. Ao Agnelo, ao Alfredo Azevedo, à Ana, ao André, ao Fael, ao Armindo, ao Bruno, ao Carlos Borrego, ao João, à Lina, à Maria, à Marta, à Mila, à Sofia, ao Nuno, ao Pedro Cardoso, ao Pedro Ribeiro, ao Raúl, ao Ricardo, ao Rui Queixada, ao Rui Sousa, ao Tiago Lages e à Vanessa, um enorme obrigado!

MAIS VELOCIDADE

A etapa 7 da Transportugal Race 2014 vai ligar Évora a Albernoa, cobrindo uma distância de 102 quilómetros com 812 m+ de subida acumulada. É o percurso mais «tranquilo» da competição, novamente ideal para quem gosta de rolar, sendo previsivelmente uma etapa rápida já em direcção a oeste, aproximando o pelotão da costa portuguesa. Nesta etapa, são de esperar tempos mais rápidos, tendo em conta as características planas do percurso.

 

Durante a Transportugal Race 2014 esta newsletter tem periodicidade diária, sendo que, durante os dias da prova, todas as informações, curiosidades, histórias e fotografias serão publicadas na nossa página do Facebook. Além disso, a competição poderá ser acompanhada em tempo real através da página de tracking que pode ser consultada aqui.

Vamos mantendo todos informados sobre esta aventura.

As galerias de fotos do Pedro Cardoso e do Agnelo Quelhas são também uma forma de viver um pouco a história de cada uma das etapas.

A classificação geral pode ser consultada aqui.

A classificação da etapa do dia pode ser consultada aqui

Pés no pedal, força na mente e olhos no GPS!

A equipa da Transportugal Race 2014